Suas campanhas possuem “pontas soltas”?

Se você já ouviu falar sobre marketing no Facebook Ads, provavelmente já ouviu de algum empreendedor, decepcionado com os resultados, a frase “Apenas investi dinheiro nessa ferramenta, mas não obtive retorno. Acho que não funciona bem”. Essa conclusão é até compreensível, vinda de alguém que não obteve receita com o uso da plataforma de anúncios. Mas quero te dar uma dica: existem dois tipos de públicos nessa plataforma, e se você não atentar para eles, pode perder bastante dinheiro com anúncios mal segmentados e sem resultados.

O primeiro público é o frio. Que é aquele tipo de público mais extenso, segmentado por algumas escolhas como localização, gênero, idade e/ou interesses. Essa segmentação, por mais que seja assertiva, mostra seus anúncios para uma quantidade, maior e até genérica de pessoas. Você precisa transformar o público frio, num público quente. Faça com que esse público frio, interaja com seu conteúdo no Facebook levando-o para seu website. Fazendo isso, o sistema de rastreamento desta ferramenta, vai identificar o usuário e as características dele, transformando-o num público quente, que é aquele que já se engajou e teve sua ação registrada pelo sistema do Facebook.

Agora é só utilizar técnicas de retargeting para atingir o público quente, otimizando as campanhas de anúncios. É preciso também continuar a atingir mais público frio com a intenção de convertê-lo em quente.

Com isso, fique atento, as campanhas de muitas pessoas, que investem no Facebook Ads, não são otimizadas e estão com “pontas soltas”, atingindo apenas público frio, sem qualificá-lo e guiá-lo para o próximo passo.  

O equilíbrio entre sua marca e suas ofertas.

Sempre que começamos a fazer a assessoria de marketing de alguma empresa, ficamos diante de duas coisas, marca e oferta.

Para que você entenda, farei uma analogia: Imagine uma balança de dois lados (daquelas que são o símbolo da advocacia). De um lado da balança está a situação atual da marca, o quanto ela é difundida e fortalecida na comunidade em que está, do outro lado está a agressividade das ofertas (promoções, descontos e etc).

Colocando uma de cada lado, conseguimos medir quem pesa mais, quem precisa de mais atenção. Se a marca é fortalecida no mercado em que atua, a oferta não precisa ser tão provocante para aumentar as vendas, mesmo com uma concorrência grande. A própria marca consegue, neste caso, cativar o cliente. Já uma marca pouco fortalecida, não consegue ter prioridade na mente desse mesmo cliente. O que gera uma necessidade de ofertas mais competitivas.

E esta é a importância de fazer o branding de uma marca, ele é essencial para aumentar o valor agregado dos produtos e serviços da empresa, e assim as ofertas podem ser muito menos agressivas.

Qual a importância de um Desenvolvedor Web para suas campanhas de marketing?

Aqui na agência temos um profissional experiente e qualificado, que faz toda diferença em nossas campanhas, na de nossos clientes e no funcionamento geral dos sistemas web. Estou falando do  desenvolvedor web.

Vivemos um momento de crescimento constante para o marketing digital, já que é praticamente impossível não considerar o impacto da internet para os negócios. Usamos sites, blogs, landing pages e sistemas que precisam de manutenção constante. E um web developer ou desenvolvedor web é o profissional indicado para desempenhar essa função.

Ele programa websites e aplicações online para a empresa. E para isso precisa ter muito conhecimento em diferentes ferramentas e linguagens, além de constante atualização. Esse profissional é responsável por garantir que a experiência do usuário ao interagir com as partes visíveis do site seja agradável e que sites e sistemas tenham funcionalidade, controlando toda a lógica por trás de nossa interação com os mesmos. Todo site precisa de um banco para guardar seus dados. Um web developer precisa ter muita familiaridade com esses bancos de dados, pois é lá que ficam guardadas as informações mais importantes, mais delicadas e é preciso ter excelente qualificação para lidar com elas.

Como já falamos, os sistemas web precisam da constante manutenção e atualização desses profissionais. Tudo isso exige conhecimento e familiaridade com muitas linguagens de programação. Ter um desenvolvedor web é um diferencial decisivo para o sucesso de estratégias de marketing digital. Pois assim, você sempre terá canais digitais atualizados com a melhor tecnologia para engajar os clientes de maneira assertiva.

Você conhece os tipos de clientes?

Podemos dizer que existem três tipos de clientes.

Os motivados a comprar são aqueles que sabem que precisam do seu produto ou serviço e que querem comprá-lo agora. Seria muito fácil vender para eles, não fosse um porém: Todos os concorrentes estão brigando por essas pessoas.

Os pouco motivados são aqueles que sabem que precisam do seu produto ou serviço, mas acham que não precisam dele agora, estão adiando a compra ou pra eles não é uma prioridade no momento.

Os não motivados, são aqueles que talvez nem saibam que precisam do seu produto ou serviço e não estão procurando por ele. Mas adivinha, eles precisam, sim! Apenas não sabem disso ainda.

Então, muitas vezes você está lutando para atingir uma pequena parcela de clientes, quando há outras maiores esperando por você, basta utilizar a estratégia correta.

Já conhecia os tipos de clientes ou essa é nova pra você?   

 

Possibilidades no Marketing Digital! Você sabia que pode rastrear movimentos na internet?

Seus potenciais clientes estão ativos na web e você pode rastrear o movimento deles. Para isso, faça uso das diversas ferramentas já existentes com esse intuito. Você pode saber, por exemplo, se eles chegaram ao seu site através de alguma rede social ou se digitaram seu endereço diretamente no navegador. Também pode saber quais palavras as pessoas digitam para buscar sua página no Google, por exemplo. Outro tipo de rastreio que pode ser feito é quais links internos do seu website o usuário mais acessa. Essa dica é valiosa pois, um vez de posse dessas informações, você terá como ser cada vez mais assertivo em suas campanhas.

Quer saber sobre algum assunto específico? Deixa sua sugestão nos comentários. Sua dúvida pode ser a próxima a ser respondida!